Integração de Dados

Analisar dados de saúde pode significar um desafio mesmo para gestores experientes em virtude das múltiplas variáveis e diversas perspectivas necessárias para se chegar a uma conclusão.

E se, para especialistas em saúde isso pode ser um desafio, para o cidadão comum a tarefa de acompanhar os resultados do sistema de saúde pode ser algo muito difícil. Além disso, a forma fragmentada como os dados muitas vezes são disponibilizados pode ser fator complicador inviabilizando o cidadão acompanhar esse item tão crucial na vida de uma sociedade.

Por outro lado, dados apresentados de forma integrada, podem facilitar muito o entendimento e principalmente a discussão e apropriação do destino dos recursos para a sociedade em geral e, sem dúvida, também para gestores.

Nessa tarefa de integrar dados a Análise Multicriterial pode ser uma ferramenta útil para verificar se há tendências, por exemplo, que se repetem em determinados hospitais.

A técnica utiliza a escolha de alguns indicadores para os quais são definidos pesos (weights), no diagrama abaixo em azul. Tais pesos podem ser alterados de acordo com a perspectiva da análise observando-se com a alteração o comportamento do resultado final (scores), em cor laranja.

Screen Shot 2018-04-28 at 1.39.27 pm.png

Veja no link a aplicação da Análise Multicriterial em um de nossos trabalhos no Ranking de Hospitais Públicos do Estado do RJ.

Anúncios