Ranking Hospitais Públicos do Estado do RJ

Na Análise Multicriterial abaixo, foram utilizados dados do DATASUS de janeiro de 2018 selecionando-se inicialmente os 20 hospitais com maior número de internações do estado do RJ.

Os indicadores escolhidos inicialmente para análise foram a Média de permanência, Taxa de Mortalidade e Valor médio de AIH, todos eles indicadores que aumentam com o grau de complexidade dos casos. Para todos esses foi atribuído o mesmo peso na análise que se encontra abaixo (23,3%).

Screen Shot 2018-04-26 at 8.23.29 pmScreen Shot 2018-04-29 at 1.57.18 pm

No entanto, objetivando incluir na análise a complexidade dos atendimentos realizados nesses hospitais em janeiro 2018, acrescentou-se um indicador do percentual de casos de Atendimentos clínicos e pequenos procedimentos (excluindo-se todos os procedimentos cirúrgicos, casos oncológicos e de nefrologia), tendo sido dado a esse indicador nessa análise um peso moderamente maior que aos 3 outros três. O intuito de atribuir maior peso ao indicador de atendimentos de menor complexidade foi no sentido de compensar a possibilidade dos outros parâmetros (permanência, mortalidade e valor AIH) estarem influenciados pela elevada complexidade dos casos atendidos nas respectivas instituições.

Como exemplo, se determinada instituição apresentou alta média de permanência, alta mortalidade, alto valor de AIH e também alto percentual de consultas clínicas e elevado percentual de procedimentos menos complexos em relação ao total de atendimentos, todos os indicadores irão contribuir para uma pior performance do referido hospital.

Na análise abaixo destacou-se comparativamente com performance positiva em relação aos outros 20 hospitais analisados, a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, seguida do Hospital Municipal São João Batista e do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Foram realizadas outras simulações chegando-se a um peso de 60% para o indicador do percentual de Atendimentos clínicos e de baixa complexidade, o dobro do inicial, com intuito de verificar a contribuição que a complexidade dos casos conferiu para o resultado do ranking e os 3 hospitais acima citados mantiveram-se a frente dos demais outros, apenas invertendo a 2a. e 3a. posição.

A atribuição de menor peso ao 4o. indicador, com proporcional redução dos 3 primeiros, sinaliza que, mesmo atribuindo um maior peso a menor complexidade, teoricamente ‘penalizando’ ainda mais no ranking aquelas instituições que tiveram maior percentual de atendimentos de menor complexidade, ainda assim a performance das 3 instituições citadas manteve-se, indicando que não tinham elevado percentual de atendimentos de menor complexidade.

Além disso, o aumento do peso a esse indicador intensificou a distância no ranking de outras instituições como o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e o Hospital Plantadores de Cana. Isso indica que o resultado desses foi mais sensível ao indicador de Atendimentos clínicos e de menor complexidade, contando com maior percentual desse tipo de casos como pode-se observar nas barras verdes da 4a coluna, que contam com esse percentual de forma individualizada.

Screen Shot 2018-04-26 at 8.25.14 pmScreen Shot 2018-04-29 at 1.57.18 pm

Análise Multicriterial possibilita a integração de dados identificando tendências que a análise do dado separado muitas vezes não permite reconhecer. O uso da ferramenta apresenta inúmeros potenciais para que a informação traga novas perspectivas e efetivamente contribua para processos mais fundamentados de tomada de decisão.

Para saber mais entre em contato conosco!

Anúncios